quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Torre Cápsula de Nakagin

3
A peculiar Torre Cápsula de Nakagin, em Tóquio, parece um monocromático Cubo de Rubik abandonado. Estranho por dentro e por fora, o edifício é composto por duas torres interligadas que abrigam 140 apartamentos compactos pré-fabricados, ou cápsulas, como queiram.
Desenhados por Kisho Kurokawa e concluídos em 1972, os apartamentos são minúsculas cápsulas, originalmente destinadas a estudantes japonesas, e foram equipadas com as mais modernas conveniências, como geladeiras, TVs e até mesmo leitores de fita cassete. Com um banheiro do tamanho de um banheiro de aeronave, o espaço era definitivamente um problema.
Estranhamente, as cápsulas de aparência espacial foram construídas em uma fábrica, enviadas para o local do prédio e, em seguida, ligadas às torres de concreto individualmente. Cada cápsula pode ser retirada sem afetar as outras.
Ultimamente, a torre caiu em desuso. Em 2007, os moradores se queixaram das condições de vida “apertadas” e criou-se uma preocupação sobre o uso de amianto. Houve uma votação para demolir o edifício e substituí-lo por um maior, mais espaçoso e mais contemporâneo. No entanto, por enquanto, o prédio ainda continua de pé.
O crítico arquitetônico do The New York Times, Nicolai Ouroussoff, escreveu em oposição à demolição programada da Torre Cápsula de Nakagin, descrevendo sua importância para o mundo da arquitetura moderna: a sua existência também se destaca como um poderoso lembrete de caminhos que não devem ser tomados, por diferentes conjuntos de valores.
FONTE:http://hypescience.com/os-10-mais-bizarros-predios-ja-construidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário