segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pavilhão de Portugal

  O Pavilhão de Portugal para a Expo 98 em Lisboa, projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, é formado de dois corpos separados por uma junta de construção. O corpo A é uma cobertura suspensa de dois pórticos implantados perpendicularmente ao cais, constituída por uma lamina de concreto de 20 cm de espessura, fixada nos dois pórticos, com altura mínima de 10 metros. Essa cobertura define uma área destinada a atos públicos e representações e suas dimensões são de 65 x 50 metros. A lamina de concreto forma uma catenária pela própria força da gravidade e os cabos de protensão são deixados a mostra nas extremidades.

O corpo B é um edifício de dois pisos ao redor de um pátio, concebido em concreto, cuja estrutura inferior é constituída por pilares e no pavimento superior formado por paredes portantes.
O importante é destacar que o edifício teria função ainda não conhecida ao término das festividades. Esse foi um dos princípios da concepção deste edifício, contar com a flexibilidade e de uma imagem clara. São dois fatores bastante importantes, ou seja, o uso do concreto de uma forma bastante inovadora, possibilitando a flexibilidade e a imagem clara e marcante plástica e esteticamente da estrutura que por sua vez já é o partido arquitetônico.
fonte:http://arquitetandocaminhos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário